Notícias

Informe-se e atualize-se sobre o que esta acontecendo no mercado!

Newsletter

cadastre-se....






2 SET
2008
XI Congresso Latinoamericano y del caribe de Tecnólogos em Imágenes Médicas
XI Congresso Latinoamericano y del caribe de Tecnólogos em Imágenes Médicas

Tecnólogos brasileiros irão palestrar no XI Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Tecnólogos em Imágenes Médicas a ser realizado nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2008 em San Jose, Costa Rica. Dentre os temas abordados pelos professores brasileiros, teremos importantes palestras com assuntos inovadores.

O Imaging Online parabeniza e deseja boa sorte aos tecnólogos brasileiros que participarão deste congresso. São eles:

Profª. Maria das Dores Domingos – Uninove
Prof. Bergman Nelson Sanchez – Uninove
Prof. Lucivaldo Santos da Silva – Centro Educacional Salute
Prof. Anderson de Moraes – Famesp
Prof. Higino Ferreira Filho – CRTR 1
Profª. Lucia Helena Solha – ATRESP 


Em entrevista ao Imaging Online, o professor e coordenador geral do setor de radiologia do Centro Educacional Salute, Lucivaldo Santos, falou sobre Tomografia Computadorizada Veterinária, o tema de sua palestra, bem como a importância da troca de experiências e cooperação entre profissionais de diferentes países para o desenvolvimento da área.

IMAGING: Em sua opinião, qual a importância deste evento para técnicos e tecnólogos em radiologia que atuam no Brasil? 
Prof. Lucivaldo – É de suma importância a participação de profissionais brasileiros em congressos internacionais para que haja a troca de experiências e informações relacionadas à área de radiologia e, principalmente, levarmos as novidades desenvolvidas em nosso país. 

IMAGING: O tema que escolheu para apresentar no congresso é um assunto pouco difundido e escasso material para referência no Brasil, quais os objetivos de falar de um assunto tão novo? 
Prof. Lucivaldo – Bom o tema proposto realmente é uma novidade, já venho dando essa palestra a pouco mais de um ano e mostro como é o mercado de trabalho para esta área, seja para o campo operacional ou, também, de pesquisa.

Espero transmitir aos ouvintes dicas e orientação do método relacionado aos protocolos, posicionamento, contenção e nosso auxilio ao medico radiologista veterinário para realização do exame. 


IMAGING: E o que representa o uso desta nova técnica para a medicina veterinária em termos de avanço prático?
Prof. Lucivaldo - A técnica esta sendo importante para primeiro chegar a hipóteses diagnósticas o mais rápido possível e, com isso, acelerar o tratamento do animal. Em outros casos, com o uso da tomografia, métodos como a mielografia intratecal estão sendo substituídos, proporcionando assim, mais conforto ao animal durante os exames.

IMAGING: Existe uma demanda para este tipo de procedimento? Como está o mercado de trabalho para o profissional que deseja se especializar em Tomografia Computadorizada Veterinária?
Prof. Lucivaldo - É um método novo e por isso o mercado esta carente de profissionais qualificados tanto para a operação de equipamentos de tomografia e manipulação de imagens, quanto para a emissão de laudos, este último a cargo do médico radiologista veterinário.

IMAGING: O senhor conhece os demais palestrantes brasileiros que irão ao congresso? 
Prof. Lucivaldo – Sim, e estou certo de que seremos bem representados. Estive na Argentina participando do X Congresso Latinoamericano em 2006 e, na oportunidade, assisti às palestras dos colegas Maria Domingos, Bergman, Higino, dentre outros brasileiros presentes e posso afirmar que nossos palestrantes estão bem preparados para representar nosso país.

IMAGING: Qual mensagem o senhor deixa para os profissionais das técnicas radiológicas? 
Prof. Lucivaldo – Estamos passando por um momento de transformação na radiologia. Com a baixa do dólar, as empresas de equipamentos estão vendendo muito e, com isso, centros de diagnóstico por imagem estão cada vez mais sofisticados. Portanto, há uma necessidade real de mão de obra operacional de qualidade.

Minha mensagem aos profissionais e futuros profissionais da área de radiologia é que se qualifiquem cada vez mais, pois quem ganha com isso é o paciente.

Aos brasileiros que irão à Costa Rica, desejo-lhes boa viagem.


Nós do Grupo IMAGING agradecemos ao Professor Lucivaldo pela oportunidade e desejamos aos palestrantes uma ótima viagem. 

Mais informações do congresso visitem o site
 www.actim-cr.com.

Parceiros

Cimas Diagnósticos por Imagem
TR - Tecnologia Radiológica
Imaging Online - Olhando pelo seu futuro!
desenvolvido pela agência d.Tavares