Notícias

Informe-se e atualize-se sobre o que esta acontecendo no mercado!

Newsletter

cadastre-se....






20 NOV
2007
Conheça o Tecnólogo em Radiologia
Conheça o Tecnólogo em Radiologia

Profissional desenvolve atividades na área da saúde. Opera equipamentos de radiologia geral, radiologia digital, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, atendendo a pacientes, além de também atuar na área de processamento de imagens, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade.

Radiologia é o estudo científico dos raios X e dos campos radiativos para diagnósticos de doenças. Esse método por imagem possibilita ao médico a  obtenção de informações com maior rapidez e eficácia.

O Tecnólogo em Radiologia é habilitado a desenvolver atividades técnicas e científicas na área da saúde. Tem conhecimento para operar equipamentos de radiologia geral, radiologia digital, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, atendendo a pacientes, além de também atuar na área de processamento de imagens, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade.

"O Tecnólogo em Radiologia atua em procedimentos médicos que utilizam radiação ionizante. O segmento mais significativo para atuação deste profissional é a área médica, onde se responsabiliza pela produção das imagens que os médicos radiologistas analisam para obter um diagnóstico".

Trata-se de uma especialidade médica que se renova e avança a cada dia, em um processo de modernização que, além de investimentos, exige um esforço contínuo de atualização por parte dos profissionais. 

Por conta disso, os especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem devem ter uma participação ativa também na atenção básica à saúde, participar de reuniões multidisciplinares com as demais especialidades médicas, discutindo e divulgando os novos métodos de diagnóstico, permitindo a outros especialistas o conhecimento e a indicação do melhor exame para cada situação.

"Além da área médica, onde atua nos setores de radiologia diagnóstica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-som, medicina nuclear e radioterapia, o Tecnólogo também poderá trabalhar com radiologia veterinária; industrial, em empresas dos setores metalúrgico e alimentício, e odontológica".

Perfil

Antes de ingressar no curso, o estudante deve ter uma idéia clara quanto a sua aptidão para o desempenho da profissão, procedimento fundamental não apenas para aspirantes à carreira no segmento de Radiologia, mas para todo e qualquer setor. 

Para os candidatos interessados em entrar na área de Radiologia devem gostar da área de saúde , para conhecer o corpo humano, principalmente de anatomia, e também se interessar por tecnologia. "Assim como a fotografia migrou para era digital, a Radiologia segue o mesmo caminho".

Mercado de Trabalho

O mercado para profissionais de Radiologia está aquecido, especialmente devido à valorização da moeda nacional perante o dólar. "Com o dólar baixo, muitos hospitais e clínicas estão comprando equipamentos radiológicos que são predominantemente importados. Neste cenário, o Tecnólogo em Radiologia está se tornando um profissional de destaque, pois possui uma formação sólida em radiodiagnóstico".

“Faltam profissionais qualificados no mercado para operar tais equipamentos".

Áreas Promissoras

Existem alguns nichos de mercado pouco explorados pelos Tecnólogos e que apresentam tendência de crescimento. "O Brasil ainda não acompanhou o desenvolvimento verificado em países de primeiro mundo nas áreas de radiologia digital; de medicina nuclear PET/CT [Tomografia por Emissão de Pósitrons]; e radiologia veterinária”.

Parceiros

TR - Tecnologia Radiológica
Cimas Diagnósticos por Imagem
Imaging Online - Olhando pelo seu futuro!
desenvolvido pela agência d.Tavares