Notícias

Informe-se e atualize-se sobre o que esta acontecendo no mercado!

Newsletter

cadastre-se....






27 MAI
2014
Campanha Nacional de Valorização dos Profissionais das Técnicas Radiológicas
Campanha Nacional de Valorização dos Profissionais das Técnicas Radiológicas

A profissão do Auxiliar, do Técnico e do Tecnólogo em Radiologia é regulamentada pela Lei n.º 7.394/85 e normatizada pelas resoluções do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), que estabelece uma série de normas e requisitos para garantir a segurança dos trabalhadores, pacientes e clientes expostos à radiação ionizante, que é utilizada em exames radiológicos, na imagenologia, radioterapia, medicina nuclear, irradiação e radioinspeção de segurança.

 

A radiação ionizante é uma tecnologia que pode salvar a sua vida, em tratamentos contra cânceres e em casos de fratura, por exemplo. Mas essa mesma tecnologia pode lhe causar sérios problemas de saúde, caso seja mal utilizada.

 

Em linhas gerais, significa dizer que os raios X não têm cheiro, não têm cor e não podem ser vistos, mas seu efeito é extremamente potente e podem gerar tumores no seu corpo, entre outros problemas muito graves, que podem lhe custar a vida, se a tecnologia for mal aplicada. 
 


Por medida de segurança, os profissionais das técnicas radiológicas só podem trabalhar 24 horas por semana. Isso se deve ao fato de que a radiação ionizante, emitida pelos equipamentos de radiodiagnóstico e de radioterapia, podem fazer mal à saúde das pessoas, caso sejam expostas mais do que o permitido legalmente. 



Infelizmente, o que era para ser uma medida de segurança, acabou se tornando um subterfúgio para empresários inescrupulosos, que estão contratando outros profissionais, sem formação adequada, para operar equipamentos de raios X em clínicas, hospitais, aeroportos e estabelecimentos industriais. Eles fazem isso por que não há impedimento legal para que esses outros profissionais trabalhem até 44 horas por semana. Com a contratação desses trabalhadores sem formação específica, os contratantes conseguem economizar e maximizar seus lucros.

 

A MAIOR VÍTIMA DESSE PROCESSO INESCRUPULOSO É VOCÊ!

 

 

Fonte: Noticia publicada no site do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER)
Link: 
http://www.conter.gov.br/exija/

Parceiros

Cimas Diagnósticos por Imagem
TR - Tecnologia Radiológica
Imaging Online - Olhando pelo seu futuro!
desenvolvido pela agência d.Tavares